Conheça a projeto
Sessão Azul 2019
O projeto
O projeto Sessão Azul 2019 será mais uma iniciativa dos desenvolvedores do projeto social Sessão Azul de oferecer em larga escala uma programação cultural direcionada para o público infanto-juvenil com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. Estão previstas a realização de 215 sessões de cinema em 28 cidades de 14 estados brasileiros durante o ano de 2019 para um público estimado de 15.000 pessoas. Destas, 53 sessões serão gratuitas as quais ocorrerão nos meses de abril e outubro para celebrarmos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e o Dia das Crianças, respectivamente. As demais sessões serão com bilheteria normal pelas redes de cinema, sendo que todos terão direito a meia-entrada equivalente ao valor do dia.
Quais são os objetivos do projeto?
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Possibilitar através das sessões adaptadas de cinema a ambientação de crianças com distúrbios sensoriais neste espaço cultural, permitindo e encorajando que ao longo do tempo estas crianças e suas famílias continuem frequentando-os, e se possível sem a necessidade das adaptações;
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Inserir as atividades culturais na rotina das famílias, abrindo novos horizontes e possibilidades de lazer;
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Funcionar como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança, servindo com uma atividade de socialização;
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Facilitar o acesso às salas de cinema e teatros;
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Realizar a inclusão sociocultural da família;
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Despertar o interesse da criança pela cultura;
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Encorajar o engajamento de pais e familiares no tratamento do TEA.
Por que fazer uma Sessão Azul 2019?
Apesar de não termos uma estatística oficial no Brasil, a OMS estima que mais de 2 milhões de brasileiros sejam autistas, principal público alvo do projeto.
Mesmo representando um quantitativo expressivo da população, este público precisa conviver com a falta de opções de lazer especializada, ambientes culturais não "amigáveis" às suas necessidades, a falta de compreensão sobre o transtorno por parte da população em geral, o que de muitas vezes acaba gerando o receio do convívio social destas famílias.
A Sessão Azul foi criada em 2015 como uma iniciativa para ampliar acesso das crianças com Transtornos do Espectro Autista no ambiente cinematográfico. Ao longo de quase 3 anos mais de 28.000 crianças e suas famílias já foram atendidas, em mais de 300 atividades já desempenhadas.
A Sessão Azul 2019 é uma iniciativa para que o espectro de alcance aumente, realizando 215 atividades culturais em um período de 1 ano em 28 cidades de 14 estados brasileiros, e também que seja ainda mais democratizado o acesso, pois conseguiremos fazer 53 sessões gratuitas para esse público, algo que não conseguimos fazer normalmente nas Sessões Azuis.
A nossa ideia é promover pelo Brasil discussões e realizações inclusivas para este público e suas famílias. A realização dos eventos, inseridos no calendário cultural de várias cidades, levará maior conhecimento e compreensão sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) à população, permitindo uma melhor adaptação e "acolhimento" das famílias envolvidas na sociedade e, principalmente, nos espaços culturais. O público alvo será, em muitos casos, apresentado ao seu "primeiro" ambiente cultural, e a partir desta experiência positiva irá buscar por novas opções culturais.
Quais são os produtos resultantes do projeto:
Realização de
215 sessões
de cinema adaptadas a crianças, adolescentes e jovens adultos com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e suas famílias
destas sessões
53 gratuitas
durante o ano de 2019
sessões com
acessibilidade
Realizaremos 2 sessões com recursos de acessibilidade: LIBRAS, audiodescrição e legenda descritiva para contemplar também o público com distúrbios sensoriais que tenha deficiência visual ou auditiva.
diversão e
inclusão
ainda mais democratizado o acesso
Plano de Divulgação
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Contratação de assessoria de imprensa
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Site oficial do Projeto;
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Fanpage no Facebook;
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Inserção de notas na grande mídia para divulgação das sessões;
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Divulgação em grupos de pais locais;
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Anúncios via Google AdWords;
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Filme institucional de aproximadamente 30" para web
e para serem exibidos antes de cada sessão; -
E-Mail Marketing;
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Banners para os locais de realização.
A logomarca do patrocinador será aplicada em todo o material de divulgação que será utilizado nos canais de comunicação da Sessão Azul 2019.
Como será realizada a exposição da marca do patrocinador?
Materiais de Divulgação Previstos
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Banner e boas-vindas e sinalização para cada espaço cultural;
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Folheto informativo com o objetivo de promover o conhecimento e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista para distribuição após os espetáculos;
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Vídeo institucional de aproximadamente 30” (pós evento);
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Newsletter;
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Posts com textos e artes;
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Site do Projeto;
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FanPage do Projeto;
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Anúncios Google, Facebook e Instagram;
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Camisa Equipe de Voluntários.
PORQUE PATROCINAR?
A empresa que patrocinar a Sessão Azul 2019 estará promovendo a inclusão social, oferecendo acesso a cultura e entretenimento a uma comunidade pouco atendida, e que muitas vezes acaba não tendo oportunidades de levar seus filhos a eventos como os que serão realizados, já que muitas delas o orçamento familiar fica comprometido com o tratamento da criança e do jovem adulto.
Além disso, ela fortalecerá sua marca como referência para a sociedade, captará e fidelizará novos clientes e terá o retorno de grande parte do valor investido em geração de mídia espontânea e marketing.
PÚBLICO ALVO
Crianças e jovens adultos com distúrbios sensoriais e suas famílias.
LEI DE INCENTIVO
Inscrito na Lei Federal de Incentivo a Cultura nᵒ 8.313 – Lei Rouanet (PRONAC: 183855). Publicado no DOU nᵒ 198 de 15 de outubro de 2018.
INVESTIMENTO: R$ 740.393,15